sábado, 8 de dezembro de 2012

Chave de Ouro

A Academia Jacarehyense (assim mesmo, com a velha grafia) de Letras promove o Festival Chave de Ouro, em que seleciona os melhores sonetos de cada ano. Neste, tive a grata surpresa de ver meu soneto ser premiado como o melhor de 2012. Honraria que me permitiu receber a "Chave de Ouro"!

Soneto me lembra coisa velha...

Coisa velha, como a estação de trem abandonada no centro de Jacareí, apontada por um senhor que me acompanhou até o local da premiação.



Seu Aparecido poderia ter apenas apontado a direção, quando lhe questionei sobre um endereço anotado em um pedaço de papel. Poderia ter apenas me explicado o caminho com "siga em frente", "vire a direita" e na quinta instrução eu já teria me perdido. Como seguir caminhos indicados, escrever sonetos parece difícil, já que devemos seguir instruções precisas...

Ao invés de apenas apresentar as tais instruções para o meu caminho, seu Aparecido resolveu "sonetá-lo" comigo. Ora, para escrever um soneto há que se seguir a fórmula dos dois quartetos e dois tercetos, assim como dois quarteirões seguidos de praça com coreto. Veja que seu Aparecido me acompanhou até o local desejado, versejando sobre os caminhos de Jacareí, trocando um dedo de poesia sobre tempos já idos. Bons tempos. Eis a alma do soneto, muito mais do que mera métrica...

Soneto me lembra coisa velha: a boa e velha cortesia dos que ainda sabem sonetar caminhos. Foi assim que naquela cidade senti-me mais do que bem vindo, um velho conhecido de novas calçadas.

Recebi ou não, em Jacareí, a chave de ouro?






Meus agradecimentos ao seu Aparecido, ao presidente  Benedicto Sérgio Lencioni e a todos da Academia Jacarehyense de Letras!

4 comentários:

André L. Soares disse...

Parabéns, Kondo.

Prêmio merecido. Nada mais justo que a chave de ouro seja entregue a nosso escritor de ouro - incrivelmente premiado.

Sucesso sempre, meu amigo.

Abraços sonetados em rima rara!

André disse...

Obrigado, André! Que o seu sucesso continue a abrilhantar a literatura! Abração!

disse...

André,
Tudo bem? Lembra de mim?
Gostaria de convida-lo para o ciclo de poesia Lispector!
http://circulovicioso.zip.net

É com imenso prazer que convidamos todos os artistas, poetas,
Cronistas, estudantes, amigos e apreciadores da poesia para a inauguração do:

“CICLO DE POESIA LISPECTOR”
Tragam os seus poemas, contos e manifestações artísticas para compartilharem conosco, neste momento de celebração da cultura!

Encontro Quinzenal de Poesia nos dias:
06/04/13,20/04/13,04/05/13,18/05/13,01/06/13
hora: 13.30
Local:Biblioteca Clarice Lispector -Rua Jaricunas, 458 – Lapa -São Paulo, SP
Informações: (11)3672-1423



André disse...

Oi, Rê!
Muito obrigado pelo convite... que vejo apenas agora, dois anos depois... Desculpe-me. Parece que nem eu acompanho o meu blog, rs.
Tenho certeza de que o evento deve ter sido um sucesso. Agora sou em quem não sabe se você irá se lembrar de mim, depois de dois anos. Mas espero que você não tenha se esquecido da Poesia em sua vida! Abraços!