Livros para jovens e adultos


Para saber mais sobre o livro, basta clicar em sua capa! Obrigado!



Gênero - Contos - Telucazu Edições - 2015
  
Sinopse: Uma viagem por ancestrais valores: a pétala da cumplicidade, a carpa da verdade, a pérola da salvação, o hashi precioso, a espada da perfeição, a montanha humana, a máscara da sinceridade, a ikebana da conquista, a casa de banho da saudade, o jardim do ego, a dança da aceitação, o haicai da eternidade, o templo do recomeço, a caligrafia do amor... O Japão que renasce a cada conto.

*Prêmio Humberto de Campos, UBE-RJ


Comprar




Gênero - Crônica - In House - 2013
Palavras são poderosas, porque contêm significados firmes... Quer dizer, nem sempre. 
Por exemplo, o que é bunda na Austrália? Adianto que não é nada rechonchudo. Aonde você chega, na Coreia, com a palavra Jeondeungsa? 
Há palavras inúteis? Que palavras usamos para mudar o significado de uma loja de tapetes na Índia?
E nem precisamos ir para fora do Brasil para nos metermos em trapalhadas com o idioma... Em Manaus, quem pedir um simples bombom pode acabar levando bala!
Palavras de areia reúne situações reais em que o autor enfrentou arenosas confusões linguísticas. Mas ainda bem que a sua língua sobreviveu para contá-las...
* Prêmio Alejandro Cabassa - UBE-RJ
* Prêmio Estímulo de Cultura 
Comprar




Gênero - Poesia - UNIFOR - 2011/2012
O que pode ser considerado pequeno?
Uma formiga, uma gota, uma concha, uma semente?
E o que é poesia? 
Há lírica em uma xícara, um prego, um semáforo quebrado?
E o que é o dia-a-dia?
Um calendário, um jornal, o relógio da cozinha?
Quando nos permitimos um novo olhar sobre o cotidiano, descobrimos que a grandeza da vida é feita de pequenos detalhes...
"Cem pequenas poesias do dia-a-dia" celebra essa grandeza.
* Prêmio de Literatura UNIFOR 2011
Comprar






Gênero - Conto - JBC - 2011
Ao viajarmos por este livro rumo ao Japão, encontraremos a pintura da perfeição de mestre Tsuji, a mira do destino no arco de Satoru, o brilho da relíquia nas mãos de Koetsu, os contornos do vaso dos cinco elementos de Eiti, a faixa preta do órfão Kentaro, as batidas do silêncio do tambor de Hayashi, o sabor de um chá que demorou sete anos para ser preparado... Por que os Contos do Sol Nascente emocionaram tantas pessoas nos países do poente, recebendo tantos prêmios literários no Brasil e em Portugal? Talvez porque entre o nascente e o poente... brilha uma única alma humana.
* Prêmio Bunkyo de Literatura 2011
* M. H. Prêmio Esfera das Letras - Portugal
* Prêmio ProAC - Governo de São Paulo
Comprar

Gênero: Crônica / Relato de viagem - 2009
Uma deusa viva no Nepal, uma prostituta em Amsterdã, um casal a caminho do fim do mundo, um casal sentado em sua sala de estar, uma garota em uma cadeira de rodas, um garoto que limpa banheiros no Camboja, um cão na fronteira do Laos com o Vietnã, um homem sem pernas na Nicarágua, Papai Noel na Finlândia, um anjo na Espanha, um monge na Tailândia, uma viúva na Polônia, uma mãe desesperada no caminho para Portugal, um pai bêbado na Suécia, irmãos sem o mesmo sangue na China, filhos sonhadores na Bolívia... O que há em comum entre todas essas pessoas de lugares tão distantes? A resposta é simples: o coração. Mas será que uma dessas pessoas, em algum lugar do mundo, poderia responder ao enigma: “O que é o amor?”. Talvez você encontre a resposta, nesta viagem pelo coração do mundo.
* Prêmio Paulo Mendes Campos - UBE-RJ 2010
 
    

Gênero: Relato de viagem -  2008

Há momentos na vida em que desejamos simplesmente que tudo acabe. Momentos em que desejamos apagar o passado, ignorar o presente e abandonar o futuro. Mas tomar uma estrada sem volta talvez não leve a lugar algum. A única saída é deixar tudo para trás e viajar sem destino, sem dinheiro, sem nada. Porque uma viagem sem destino é um suicídio sem morte, é uma fuga em que o perseguidor é o próprio fugitivo, é se perder para se encontrar, é alcançar o horizonte sem saber que é impossível, e é a única chance de alguém que quer morrer... viver de verdade.

Uma história real de peregrinação, escalando o Monte Roraima, navegando para uma paradisíaca ilha do Caribe, cruzando a selva amazônica, seguindo os trilhos da morte da Madeira-Mamoré e a rota para uma fortaleza perdida nos confins do Brasil, pegando carona nas estradas mais remotas e pedalando uma velha bicicleta pelo Pantanal, caminhando quilômetros para chegar em algum lugar, além do horizonte...
Comprar

8 comentários:

Paty disse...

A tua proposta é muito interessante! Parabéns por todas essas conquistas, com certeza foi merecedor, depois de tanto esforço.

Tô aqui na curiosidade pra ler o primeiro livro que inspirou o blog...

Abraços! :)

M . L a r a ' disse...

quero comprar, como faz?

André disse...

Obrigado, Paty! Escrever está sendo uma aventura bem legal!
M. Lara, por favor, é só entrar em contato comigo por e-mail: kondoandre@gmail.com

Um abraço e obrigado!

José Huguenin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Huguenin disse...

Meu caro André,
Uma alegria conhecê-lo, conhecer tua escrita.
As tuas Palavras de Areia , escorrem pelas mãos, pelos dentes, e suportam a edificação de uma leitura muito prazerosa!
Parabéns!
José Huguenin

André disse...

Caro José Huguenin, a alegria é recíproca! Obrigado pelas palavras gentis. E obrigado pelo presente. Saboreei "De manga a jiló provei na terra onde me batizei". A criatividade já começa no título bem servido e termina com uma deliciosa sobremesa de doce caseiro que só o interior sabe produzir. Grande abraço!

Maikon Oliveira Escola Magalhães Bastos disse...

André,

Foi uma enorme satisfação conhece-lo.
Tenho certeza que sua história de vida mudou a vida de muitos de meus alunos e com certeza a minha. Obrigado.

André disse...

Caro Maikon, também fiquei muito feliz em conhecê-los! Agradeço pela carinhosa acolhida e pela sua mensagem, que me incentiva a continuar em meu caminho literário. Um forte abraço para todos da Escola Magalhães! Muito obrigado!