quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Além do horizonte há uma escola



Fui convidado pela EMEF "Antônio de Freitas Avelar", de Caraguatatuba, para entregar e apresentar o meu livro "Além do Horizonte".
Confesso que fiquei um pouco preocupado. Como seria a minha recepção? Será que os alunos jogariam bolas de papel em mim? Será que me chamariam de Jack Chan? Graças à Deus nenhuma bola de papel, borracha ou qualquer coisa voou em minha direção, a não ser, os olhares.
Mas, por que deveria ficar preocupado? Infelizmente, com a televisão nos mostrando tantos jovens "perdidos", passamos a nos preocupar. Jovens que sequer respeitam os pais... Mas além desse horizonte, existe uma... escola. Escola que merece este nome. 
Fiquei emocionado ao ver que aqueles jovens alunos não apenas prestaram atenção, mas aplaudiram e me cumprimentaram ao final da apresentação com um "obrigado".
Claro que houve os que tentaram fazer piada da situação, mas nenhuma de mau gosto e confesso que até ri de suas piadas (que eram boas). Outros mostraram consciência, mostrando uma desenvoltura que não pensei que encontraria em alunos tão novos.
Ver jovens tão bem educados me dá um orgulho tremendo. Afinal de contas, é disso que precisamos: boa educação. Parabéns aos professores e aos alunos também.
Saber que 120 alunos estão lendo o meu livro é bom demais! (Quer dizer, espero que estejam lendo!) Agradeço à Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, aos professores do "Avelar" e em especial à professora Cristiane Bachiega, que me fez o convite inicial, à Flaviana, Mônica e Maurício. E claro, a todos os alunos que tiveram a paciência de me ouvir e (espero) ler minhas palavras.
O autor agradece, com um sorriso no rosto.


PS: Sim, me chamaram de Jack Chan. Gosto do Jack ;)

5 comentários:

Mauricio do Carmo disse...

Caro amigo Kondo!!!

Nesta altura dos acontecimentos acredito que posso te chamar de Amigo!!!

Sei que os artistas não precisam ouvir que somente a arte é capaz de tirar o superficial, literatura é isso!!!
Parabens pelo voo alcançado, o horizonte é justamente para isso, fazer com que andemos...

Abraços

Mauricio do Carmo

Unknown disse...

Caro André

Nós estamos orgulhosos pela sua participação em nossa FLIC 2012. Temos muito a aprender com você. Obrigada
Mônica Sato

Renata Leone disse...

André,
Prazer enorme em te conhecer na Bienal Internacional do Livro e também por esta maravilhosa parceria na Homenagem a Jorge Amado.
Deixo abaixo o meu cantinho também.
Abraços
Renata Leone

André disse...

Olá,amigo Maurício! Obrigado pela força! Mônica, obrigado. Estou muito orgulhoso e feliz por ter sido convidado para participar da FLIC! Faltam 2 dias! Renata, também foi um prazer, e está sendo, participar dessa homenagem ao grande Jorge Amado com você. Um abraço a todos!

angelo pessoa disse...

E graças a você, Kondo, estão lendo literatura de verdade e de qualidade! Parabéns também a prefeitura e a esta escola pelo comprometimento em valorizar as letras! Fantástico!